Compartilhar:
Foi realizado em 11 de dezembro, no Centro de Convenções da Unicamp, a cerimônia de entrega do Prêmio aos Profissionais da Carreira PAEPE 2023. A iniciativa reconhece as ações de Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão que trazem contribuições efetivas para a melhoria dos trabalhos prestados pela Universidade.
O projeto “Oficinas de Aperfeiçoamento em Gestão de Desempenho: Desenvolvimento de Modelos de Ocupação e Planos de Trabalho”, tem como autores os técnicos em administração Fernanda Fatima Sanches e Moises Mobilon de Godoy.
O projeto da FCM foi um dos 49 projetos locais premiados, ou seja, no âmbito da Faculdade. A edição deste ano teve a participação de 773 servidores das diversas unidades e órgãos da Unicamp, autores de 239 projetos, sendo 51 da área da Saúde, 106 das unidades de ensino e pesquisa, 74 da administração central e 9 dos centros e núcleos.
De acordo com a descrição do projeto, a FCM possui uma estrutura de laboratórios de pesquisa diferente das demais unidades, com características próprias, reunindo aproximadamente 50 servidores. Esses profissionais estão lotados em diversos prédios e possuem variadas formações para cargos em comum, o que torna o processo de elaboração dos Planos de Trabalho mais complexo.
“Diante dessa situação, alguns servidores nos procuraram e solicitaram auxílio para levar essa demanda à Coordenadoria de Carreira da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), que nos orientou em relação à medida que poderia ser tomada para resolução dos Planos de Trabalho pendentes por conta dessas especificidades. Conciliando o anseio dos profissionais ao acolhimento da DGRH, organizamos o treinamento, com foco principal na resolução do problema detectado nos laboratórios, expandindo para os demais servidores, que também sinalizaram dúvidas e pendências de entrega do documento”, afirmam, Fernanda e Moises, no projeto.
Ao longo das oficinas realizadas, foram atendidas oito turmas, de dois a doze servidores cada, de diferentes cargos e funções, nas quais foram estimuladas a troca de ideias e a integração, abrindo espaço para uma conversa informal sobre suas expectativas relacionadas à avaliação e sua utilização no processo de progressão na carreira. Também foram iniciados os Planos de Trabalho com o preenchimento dos Modelos de Ocupação específicos, para envio posterior às chefias. Por fim, cada servidor foi orientado individualmente sobre as funcionalidades do sistema de Gestão de Desempenho.