Compartilhar:
A professora Laura Sterian Ward, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, participou de curso patrocinado pelo Erasmus+, programa europeu de apoio à educação, de 27 a 29 de junho em Wroclaw, Polônia. Juntamente com Laura, que coordena o Laboratório de Genética Molecular do Câncer (GEMOCA) da FCM, participaram online três alunas do doutorado em Clínica Médica. Foi a primeira vez que o grupo do GEMOCA integrou o evento, realizado de maneira híbrida.
As alunas apresentaram suas pesquisas em andamento: Elisangela de Souza Teixeira - “Efeitos da exposição ao Bisfenol-A sobre células normais e alteradas da tireoide”; Izabela Fernanda Dal'Bó Cruz - “Estudo dos efeitos funcionais e do perfil de expressão de RNAm em linhagens celulares tireoidianas normais e tumorais expostas ao Roundup® original DI”; e Karina Colombera Peres - “MicroRNAs and its applicability in dental research”.
A participação é decorrente de colaboração com a Wroclaw Medical University e foi financiada pelo programa europeu Erasmus+, de fomento a pesquisas. Laura esteve envolvida na elaboração de projeto que o grupo do GEMOCA está submetendo para financiamento pelo programa Erasmus+, que vai compreender também a Wroclaw Medical University.
“Graças ao programa Erasmus+, a Dra. Irena Duś-Ilnicka, coordenadora da Faculdade de Odontologia da Wroclaw Medical University, esteve no Brasil no ano passado visitando o GEMOCA, e daí surgiu a nossa colaboração. A participação de alunos de pós-graduação da FCM foi muito importante para incentivar a internacionalização do nosso grupo de pesquisa, que já tem colaboração com a Itália, onde uma aluna sob minha orientação cursa pós-doutorado, na Università di Pisa; e com Portugal, na Universidade do Porto”, declarou Laura.
Além do aspecto científico, a docente ressalta que o programa representou uma intensa experiência multicultural e social, aproximando e reunindo pesquisadores de diversos países. Havia representantes da Unicamp, da Fiocruz, Wroclaw Medical University, Sapienza Università di Roma, Egas Moniz School of Health & Science, Universidade do Porto, Università degli Studi di Torino, Università degli Studi di Cagliari e Medical University of Plovdiv.
Sobre o Erasmus+
O Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto. O programa 2021-2027 coloca ênfase na inclusão social, nas transições ecológica e digital e na promoção da participação dos jovens na vida democrática. Apoia as prioridades e atividades estabelecidas no Espaço Europeu da Educação, no Plano de Ação para a Educação Digital e na Agenda de Competências para a Europa. O programa também apoia o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, executa a Estratégia da União Europeia para a Juventude 2019-2027 e desenvolve a dimensão europeia do desporto.
Veja também
SMS Unicamp received Professor from Wroclaw Medical University